quinta-feira, 29 de julho de 2010

Minha Inspiração

Pois bem. Hoje pela manha, postei no twitter, a vontade de atualizar o blog, tonar ativo novamente. Mas me faltava inspiração.
Eis que o Rodrigo Vieira da AutoDynamics, que possui um blog, que esta entre os meus favoritos, me deu a idéia de falar sobre os grandes Hondas da arrancada mundial, que foram a minha inspiração.
Vamos lá.

O fato é que no final do ano passado, estava um pouco, chateado com as inúmeras quebras de cambio do GOL DT-B #171, que me deu muitas alegrias, mas estava me tirando o sono.

Eis que depois de uma idéia do meu amigo Henrique Scotton do DO#200, de porque não montar um Honda New Civic.

No inicio achei um tanto quanto louca a idéia. Mas resolvi pesquisar sobre esse carro, o motor, mercado de peças, e principalmente se tinha algum Honda destacado na arrancada mundial.

Pois bem. Quanto as peças, foi uma surpresa, o numero de fabricantes de peças para a família Honda é quase infinita. Estou a 8 meses nesse projeto, e a cada dia encontro uma empresa diferente. Desde grandes empresas já conceituadas a empresas de fundo de quintal, que estão nos melhores carros da arrancada americana.

Mas vamos para a parte boa. Falar dos carros que me inspiraram


Não posso negar, que a minha principal inspiração não tenha sido o belo Honda SFWD do Chris Miller da NRG Tech Racing. Detentor do Record americano da categoria similar a nossa DT-A. Com estúpidos 8,501 @278km/h no 1/4 de milha.






Mas, não sabia as parciais do carro, eu não tinha referencia, de quanto esse motor era bom, ou se a pista que influenciava muito. Eis que pesquisando no Blog da NRG, me deparo com a imagem do "papelzinho" de quando ele entrou pela primeira vez na casa dos 8 segundos. Ai comecei a analisar o tempo.




60ft. - 1,770, alto para os padrões do brasil, eu mesmo cheguei a sair de 1,6 baixo com o gol.
100m - 4,326, excelente para um 60ft alto.
201m - 6,147 @ 217km/h. Simplesmente estúpido, o que o carro "caminhou" dos 60ft até os 201m foi impressionantes.
402m - 8,949 @289km/h. O que falar, de um carro que sai de 1,7 alto e passa nos 402m a 289km/h????
Para analisar o quanto o carro anda de alta, vamos analisar o tempo de 201m a 402m do Chris Miller com o meu tempo no Record da DT-A, o atual record da DT-A e o record da FLD brasileira
201m - 402m
Chris Miller - 2.802
Meu tempo - 3,591
Thiago Sangali DT-A - 3,346
Caca Daud FLD - 3.069

Eis que vejo que o Sr. Chris Miller tirava somente nos ultimos 201m, 0,2s em relação a FLD e 0,5s do DT-A do Thiago.

Era isso que eu queria. Eis que me deparo num problema, eu não gostaria de montar um carro "novo", sendo um modelo velho. Eis que depois de me apaixonar pelo Honda, tinha que achar uma solução.
Voltando para as pesquisas, descobri que o motor que o Chris Miller (B-series) usava era diferente dos que saíram no Civic SI (K-series)no Brasil. Ao pesquisar esse motor, li muitas coisas boas sobre ele, alto fluxo do cabeçote original, opção de grande cilindrada (2.4). Então era hora de achar algum carro com esse motor.

Eis que olhando o Forum Honda-Tech, encontro um Civic dos antigos com Swap para um K-series, da TD Autowerkes.

O carro é lindo, e forte. Ingredientes certos para o sucesso.
O carro apesar de pouco tempo que foi montado, já andou na caso dos 8 segundos. Entrei em contato com eles, que foram muito atenciosos, e me deram algumas dicas, desse motor até então desconhecido para mim. recentemente eles foram para o dinamômetro com o carro. Rendeu 1.114WHP (se não estou enganado foi nas rodas), utilizando como combustível gasolina, e sem ice cooler.


Pois bem, para quem estava um tempão sem escrever, até que saiu algumas palavras.

A partir de agora, começarei a atualizar o processo de montagem do honda por aqui também. Confesso que chego a sonhar com o dia que estarei olhando para essa imagem ao lado, e ao fundo ter a Dragstrip, e engolir os 1/4 de milha na casa dos 9s. Esse dia chegara, e será um dos meias felizes da minha vida. E garanto que o Fofo, esta fazendo o possível e o impossível para esse dia chegar cada vez mais rápido, e o Honda ficar cada vez mais bonito. Sem esse Gordinho, ficaria complicado e inviável montar o carro sozinho.




Abs, e bom final de semana a todos




4 comentários:

  1. Fala ET,

    Já tem um tempo que acompanho a construção do seu novo brinquedo, faço parte lá do Oxide e também do HondaClub!

    Atualmente estou sem carro preparado e pesquisando uma boa pedida, sou fã dos motores GM, e já tive alguns preparados.

    Estou para iniciar um novo projeto, mas é um carro de rua, então estou entre um Civic com motor B Series mesmo ou então um Calibra.

    Eu queria saber se você tem algum contato para trazer aquele bloco GSR que os americanos usam em praticamente todos os projetos deles.

    Se tiver skype podemos conversar por skype.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Parabens Everton ET, vinha acomprando seu projeto pelo Honda Club, mas infelismente fui banned de la e não consigo mais visualizar seu topico que éra incrivel

    Abraço e não deixe de atualizar o blog pois apartir de agora ele é a minha fonte

    ResponderExcluir
  3. Fala ET!

    Você conhece o SIClub? Se não conhece, visite já! www.siclub.com.br/forum.

    O pessoal da TD Autowerkes que você conversou será nosso patrocinador e irá dar umas dicas para o forum (conteudo em inglês).

    Abraços,

    Staff SIClub
    www.siclub.com.br/forum

    ResponderExcluir